SEJAM BEM VINDOS!

Sejam bem vindos (as)! "Que esta página virtual seja para você um espaço Teológico, Filosófico, Espiritual e Artístico-Cultural, capaz de proporcionar um diálogo com o mundo em suas mais complexas dimensões". Alegria, Paz e Bem!

quarta-feira, abril 13, 2011

Neste Vale, tem Pedrinhas preciosas...

Deus me confiou, pela autoridade de sua Igreja, uma nova missão...

Neste Vale, tem Pedrinhas preciosas...
(Mensagem da minha posse, como Administrador paroquial da Paróquia Sto. André - Vale das Pedrinhas - 13/04/2011)

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).


Santo André

Creio que a essência do discipulado cristão encontra-se neste pequeno fragmento bíblico, que nos direciona, não às nossas insignificantes forças e habilidades, mas ao desejo de permanecer no Senhor e em sua Palavra: libertadora e salvífica. Deste modo, diante do chamado ao discipulado cristão, o que dizer, a não ser que queremos estar com o Senhor? O que dizer, quando Deus nos confia uma importante missão, a não ser que estamos dispostos a cumprir, por que assim, permaneceremos com o Ele? A todo poder confiado, exige-se uma grande responsabilidade, e pela fé, desejo honrar a missão. Por isso, a fé é isso... crer, mesmo sem entender, andar pelas estradas da vida, encontrando-se consigo mesmo e descobrindo na missão, a beleza escondida que move a caminhada pelo Vale de nossa própria existência. É ainda, descobrir preciosas pedrinhas, as flores e os espinhos do canteiro, e ser um canal da graça prodigiosa de Deus.

Neste Vale, encontrarei amigos, verdadeiros tesouros, que me ensinarão os valores necessários para o exercício do meu ministério. Estes valores brotam do coração cuidadoso da Senhora Sant’Ana, do testemunho de São João Batista e da fé de São Brás. Por isso, como não abraçar este vale, semeado de alegria, impulsionado pelo Divino Espírito Santo? Desejo ser justo, como São José, pai do Cristo Redentor que pela sua Santa Cruz remistes o mundo e nos faz enxergar o gozo da Ressurreição do Senhor. Deus, pelas mãos da Igreja, me confiou esta porção do seu povo para ensinar, santificar e governar. E, para este povo santo, desejo ser Pai e Pastor, e na partilha do dia-a-dia, desejo com este mesmo povo, ser um amigo e ponte, favorecendo a todos e todas, um encontro com Jesus Eucarístico a cada celebração.

Quem é este jovem, já de cabelos brancos que vos fala?! Sou um sertanejo, com muito orgulho, passei por caminhos, plantei nas secas, colhi nas lágrimas e na vida nunca me faltaram paradas. Prossegui sem desanimar, caminhei sem vacilar, estacionei no coração desta arquidiocese, onde estou aprendendo a ser padre. Hoje, tenho apenas, 116 dias, ou seja, 3 meses e 26 dias de padre. Destes, 3 meses e cinco dias intensos, no Colo da mãe, N. Sra. de Lourdes e N. Sra. do Ssmo. Sacramento, sob o olhar carinhoso e fraterno das cuidadosas Irmãs Sacramentinas e da porção do povo de Deus aonde pude compartilhar os meus primeiros passos no sacerdócio. Hoje, estou aqui, neste Vale, onde contarei as pedrinhas preciosas que o Senhor colocou no meu caminho para, no recolhimento das mesmas e de seus valores, construir o Reino.

Assim, peço a Deus as virtudes necessárias para ser, não somente padre, mas um bom padre. Peço ainda, a luz e o dinamismo do E. Santo, como também a dedicação e a simplicidade orante de São João Maria Vianney e o zelo pastoral de Pe. Renato, que, com certeza, bem soube guiar este povo e fulgurar a beleza que cada um trazia escondida. Peço ainda, a fé de Sto. André, para que, assim como ele, eu seja capaz de sempre afirmar, mesmo nas dificuldades da vida: “eu encontrei o Salvador do mundo”. Entretanto, meus amados irmãos e irmãs, não serei nenhum dos padres que vocês tiveram, serei simplesmente eu, Pe. Paulo Nunes, com o meu jeito, com a minha vida e a fé em Deus e no ministério da Igreja.

Por fim, muito obrigado! Obrigado, meu Deus, pelos meus amigos, pedrinhas preciosas que enriqueceram o tesouro da minha vida e vocação, pois nunca me abandonaram e aqui vieram, num gesto singelo, me trazer a este solo santo. Àqueles que não foram próximos, mesmo à distância, sei que miram meus passos, me apoiam e compartilham das alegrias. A esta porção do povo de Deus, a mim confiada, quero dizer, que: Eis-me aqui! Estou no meio de vós, como aquele que serve. Ao meu bispo, Dom Murilo e ao seu bispo auxiliar, Dom Gregório, confio o cuidado de pai, a bênção de pastor e as orações; aos irmãos e amigos padres, peço fraternidade e acolhimento; ao Pe. Renato, peço licença e a vocês, povo de Deus, peço a largueza de coração e a disponibilidade de espírito. Portanto, povo de Deus, pés no chão e corações ao alto, pois chegou o seu mais novo trabalhador da vinha... Vamos juntos, pois a alegria do Senhor será a nossa força!
Pe. Paulo Nunes

5 comentários:

  1. "Quanto já me emocionei ao ouvir a tua voz... Quanto já chorei ao ler, o que escreveu a nós... Pregou com a tua vida,fez a igreja assim crescer..." (Anjos de Resgates)
    Padre Paulo Nunes, quanto sou grata a Deus por ter me dado a oportunidade de te conhecer e mais ainda de ter acesso as suas estradas... Que nesta nova caminhada o Espírito de Deus possa estar sempre contigo, iluminando os caminhos e a sua inteligencia... è impressionante como demonstra com as tuas palavras e ações o grande amor que tens por Deus e pelos filhos seus... Tenho a honra de dizer-te: Sou tua amiga Padre Paulo e sempre que precisar é só chamar, pois eu também sou apaixonada por Aquele que te chamou, te escolheu e te consagrou.
    Cléo

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, querido Padre!!! Que Deus te abençoe e te guie nesta nova caminhada. Um grande abraço fraterno.
    Daniela e Fabrício

    ResponderExcluir
  3. A sua benção Pe.Paulo, seja bem vindo a este lar de pedras preciosas. Belíssimo texto proclamado na última noite de quarta-feira 13/4. Estive por lá para conferiri de perto essa preciosidade que o povo de Deus tanto clama. Voc é um abeçoado por Deus, que o Espírito Santo ilumine os passos e caminhos que terá que traçar nesta tua nova missão e caminhada. Parabéns pelo privilégio de ter sido escolhido para estar junto com povo do Nordeste de Amaralina. Bem vindo! Unidos nos corações, do seu mais novo filho, Lula

    ResponderExcluir
  4. SEJA BEM VINDO A NOSSA COMUNIDADE UM FORTE ABRACOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  5. Pe.Paulo,Seja bem vindo a sua nova casa. Aquele te enviou é o mesmo que nos guia. Somos todos chamado a anunciar o Evangelho ... Trabalhar a serviço de Jesus é a nossa missão. Nada nos faltará se Cristo for o centro da nossa vida.
    Por tanto sinta-se a vontade para juntos anunciarmos a palavra de Deus. Não prometo facilidades...Mais tenha certeza da amizade!

    Um forte abraço

    Rúbia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário